MODULO GBIC E SFP
- Juliana
- 17 de set. de 2020
- 1 min de leitura
Atualizado: 25 de jan. de 2022

Basicamente esses pequenos aparelhos transformam o sinal elétrico em sinal óptico.
Eles surgem para aproveitar sua infraestrutura de rede já estabelecida, oferecendo novas possibilidades de sinal e distância. Sua função é agir como uma adaptação para os switches se comunicarem com a tecnologia de fibra óptica e as novas velocidades do padrão Gigabit.
Qual a diferença entre GBIC e SFP?
A maioria dos switches contam com as portas GBIC, que são designadas para a instalação dos Transreceptores. Elas são portas à parte, para não ocupar espaço de outras entradas UTP.
A tecnologia GBIC foi criada primeiro e é um módulo maior, tendo um padrão próprio. Já o SFP veio surgiu depois, com o mesmo padrão, porém, em tamanho menor, sendo, por isso, conhecido por muitos como Mini GBIC, tendo cada um suas diferentes especificações e qualidades para o ambiente.
Qual devo escolher?
Essa diferença de padrões é considerada na hora de escolher um modem: um não pode ser conectado na entrada do outro e vice-versa, então, é fundamental ficar atento a isso no momento de adquirir seu modem.
Gostou? Tem uma sugestão? Esta procurando produtos para a tua rede? Entra em contato com a gente e conheça nosso Portifólio de produtos para redes de telecomunicações.
Comments